Regularização
Os principais benefícios da implementação deste tipo de sistema hídrico, são:
- Prazo curto para a construção de um poço artesiano (de 5 a 20 dias);
- Baixo impacto, comparado a outros sistemas de fornecimento de água;
- Economia para o agricultor, em comparação aos gastos com outros sistemas de fornecimento hídrico.
Não sabe se o seu poço artesiano necessita de regularização? Continue a leitura e informe-se um pouco mais sobre o assunto.
Etapas para a construção do poço
Os poços artesianos retiram a água que se encontra nos subsolos e possuem uma melhor qualidade, por estarem protegidas da contaminação humana; assim, não precisam de tratamento para o consumo.
Além disso, o interessado precisa solicitar autorizações (como a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART), além de submeter à eventual fiscalização.
Para quem já possui um poço artesiano, é necessário solicitar a aprovação, ou seja, a regularização do poço perante os órgãos competentes.
Análise da área
Em regra, é necessária uma área de pelo menos 6 metros de largura e 22 metros de comprimento. A profundidade de um poço artesiano convencional vai de 100 a 1500 metros.
Outras etapas
As outras etapas da construção do poço são: a perfuração, o revestimento, o filtro, o pré-filtro, o moto-bomba e a vedação.
Máquinas e empresas especializadas
O poço artesiano precisa ser executado por uma empresa cadastrada no Crea Regional, além de acompanhada por responsáveis técnicos: um geólogo ou um engenheiro de minas.
A empresa contratada deverá apresentar um relatório com os seguintes itens:
- Localização;
- Perfil de sondagem;
- Perfil das características construtivas;
- Perfil das características hidráulicas;
- Gráficos com condições de explotação;
- Análise físico-química;
- Análise bacteriológica;
- Outorga de uso.
Teste de vazão e análise de água
O especialista afirma ser necessário medir os valores hidrodinâmicos do poço antes da liberação. No teste, é coletada uma amostra de água para a análise em laboratório especializado.
A partir dos dados do teste de vazão, será possível dimensionar o projeto do sistema de bombeamento.
O perigo na clandestinidade
A quantidade de poços artesianos feitos clandestinamente é um dado bastante preocupante: são inúmeros, por todo o país, e são responsáveis por causar danos ao meio ambiente, como a interferência hidráulica, por exemplo.
A perfuração, construção e não regularização, isto é, quando o proprietário da terra não obtêm a licença necessária, podem trazer perdas irreparáveis à natureza local. Além do risco de consumir água contaminada, já que não há fiscalização adequada.
Por todos esses motivos citados, é essencial buscar profissionais que tenham o reconhecimento do mercado e bastante experiência. A Geodril Poços Artesianos, possui inúmeras soluções e contam com testes e aparelhagem específica para medições, focados no funcionamento correto do poço artesiano.