Etapas Para a Construção do Poço Artesiano

Os poços artesianos são perfurados com o objetivo de captar a água que se encontra nos subsolos. A água possui melhor qualidade física, química e biológica, além de ser protegida da contaminação humana, não sendo necessário tratamento para o consumo.

Análise da área

É preciso conhecer bem o local onde será realizada a perfuração. Para isso, é necessária uma área de seis metros de largura e 22 metros de comprimento. A profundidade de um poço artesiano convencional vai de 100 a 1,5 mil metros, conforme o geólogo.

É importante também o dono do imóvel exigir sempre um contrato de trabalho, com todas as etapas especificadas.

Um poço consiste em: 

  • Perfuração;
  • Revestimento;
  • Filtro;
  • Pré-filtro;
  • Moto-bomba;
  • Vedação.

A construção de um poço artesiano deve ser feita em um raio de, pelo menos, 500 metros de distância de outro, para evitar afundamento do solo. Um poço mal feito pode causar prejuízos graves, tanto na qualidade da água, quanto na segurança do local.

Essa solução pode ser construída em casas, condomínios, ou espaços maiores, como empresas, chácaras e indústrias. Lembre-se de que deve haver um espaço grande para que caibam os equipamentos da perfuração e outras etapas da obra.

  • Deve ser perfurado por máquinas e empresas especializadas

O poço artesiano deve ser perfurado por máquinas e empresas cadastradas e por responsáveis técnicos – como um geólogo ou um engenheiro de minas. Deve ser colocada uma tubulação de aço perfurada, com peneiras que vão filtrar as impurezas da água que atravessam o cascalho. O filtro deve ser de aço galvanizado.

A empresa contratada deverá apresentar um relatório com os seguintes itens:

  • Localização; 
  • Perfil de sondagem;
  • Perfil das características construtivas e hidráulicas;
  • Gráficos com condições de explotação;
  • Análise físico-química e bacteriológica; 
  • Outorga de uso.
  • Teste de vazão e análise de água

É necessário medir os valores hidrodinâmicos do poço de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), padrão do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e outros órgãos. Durante o teste, é coletada uma amostra de água para análise em laboratório especializado da potabilidade, seguindo as especificações do Ministério da Saúde.

A partir desses dados obtidos no teste de vazão e da necessidade de volume e armazenamento de água, será possível dimensionar o projeto do sistema de bombeamento submerso.

  • Isolar obra da camada superficial

O poço artesiano deve ser revestido com tubos de aço para isolar a obra da camada superficial e evitar o desmoronamento e contaminações. Além disso, deve ser feita a cimentação e a laje de proteção sanitária.

Ele será reaberto se houver a necessidade de instalação de tubos de maior diâmetro ou para a instalação de filtro e pré-filtro – que preenchem todo o espaço entre as paredes do furo e da tubulação, retendo impurezas e partículas maiores. O desenvolvimento do poço é feito pelo compressor ou pela bomba submersa para retirar os resíduos e promover a passagem de água.

  • Fazer manutenção no poço

A manutenção deve ser feita regularmente e é o que vai garantir maior vida útil ao poço artesiano. Anualmente, devem ser avaliadas a qualidade da água e dos equipamentos hidráulicos e elétricos.

Perigo na clandestinidade

Muitos moradores (e até empresas) fazem a perfuração, constroem poços e não regularizam, não registram, e não têm licença. São construídos em um mesmo local, clandestinamente, sem respeitar as regras, causando interferência hidráulica e, com isso, o aquífero pode se esgotar. Além disso, essas pessoas podem estar consumindo água contaminada, já que o processo clandestino não segue as normas e também não tem fiscalização adequada. A pessoa que é dona do poço é responsável pela qualidade da água que se extrai.

Compartilhar esta publicação:

Publicações relacionadas

Rolar para cima